terça-feira, 19 de setembro de 2017

Xiolgravura de Luiz Natividade em Maceió



Luiz Natividade na sua melhor fase da arte ,onde comemora 70 exposições e mais de 1.280 Xilogravuras nos seus 35 anos de arte , Filho de Benício Natividade Costa e Maria Edite Costa , veio a Bahia para estudar e por aqui ficou,Pós Graduado em Arte Educação , Cultura popular brasileira , Pintor Desenhista , Gravador , Ceramista , Escultor , Poeta cordelista , Membro da Academia Alagoana de Literatura de Cordel , Cadeira  12 , Membro da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel , com 24, Titulo publicado. 



Luiz Natividade 





Minhas Xilogravuras ,Luiz Natividade pousando ao fundo de suas xilogravuras de tamanho 100 x 70 em papel Canson ,na exposição na Cidade de Junqueiro Al. 


Luiz Natividade pousando ao fundo da sua xilogravura 200 anos de Alagoas GOGO DA EMA .

Xilogravura de Luiz Natividade , Catedral de São Sebastião  na Cidade de ILHES  BA. 




Xilogravura de Luiz Natividade , Teatro São José Junqueiro Al. minha Terra Natal.
na minha infância aqui teve o cinema do padre onde assisti TARZAN .

Xilogravura de Luiz Natividade , o Portal do Pelourinho , lugar mágico onde fica a Casa de Jorge Amado , aqui tendo o panorama da ladeira descendo para a Igreja Dos Rosário dos Pretos e ao fundo Santo Antonio Alem do Carmo.




Xilogravura de Luiz Natividade , Divino Espirito Santo , notei que poucos fizeram o divino Espirito Santo em Xilogravura , depois de fazer em duas modalidades e com duas representação , este foi o primeiro que deu origem a uma pesquisa de cores na minha  xilogravura .





Xilogravura de Luiz Natividade , Cidade de Cachoeira Ba , 




Minha Cidade de Junqueiro tem duas Igreja ,A Matriz Divina Pastora e a Igreja de São Sebastião , essa Xilogravura de Luiz Natividade seria a capa do livro de Junqueiro .




Xilogravura de Luiz Natividade ,Nossa Senhora Divina Pastora , Padroeira da Cidade de Junqueiro Al. Minha Terra Natal , onde passei munha infância, e estudei ate  o Ginásio e mim mudei para Bahia  para continuar meus estudo na Universidade Federal da Bahia onde fiz Pós Graduação em Arte Educação .




Xilogravura de Luiz Natividade , Santuário Diocesano de N. S da Natividade . RJ. 
Minha xilogravura agora em nova fase ganha cores dando um novo rumo a xilogravura toda artesanal . feita a mão sem uso da presa , parte de uma pesquisa da monografia da minha Pós Graduação em arte Educação, cultura popular brasileira.  

Xilogravura de Luiz Natividade , Museu Casa do Sertão UEFS em Feira de Santana numa fase de experimento no colorido para vê como se comporta a tinta em em cima do preto depois de muito tempo ja tirado a cópia.


Xilogravura de Luiz Natividade , Jovem Cristo Rabino , O Cristo da minha xilogravura  agora colorido  em fase nova de experimento .




Delmiro Gouveia Xilogravura de Luiz Natividade 
xilogravuras de Luiz Natividade ,um estudo de Delmiro Gouveia para xilogravura . esta xilogravura tem um marco de centenário de assassinato de Delmiro Gouveia. em 1917.
 Delmiro Gouveia Xilogravura de Luiz Natividade . no centenário de assassinato 1917 ,fazer uma xilogravura de Delmiro Gouveia é iniciar uma pesquisa da xilogravura em alagoas vendo quantos xilógrafos alagoanos existem e produz xilogravura e como está a capa de cordel em xilogravura no estado de Alagoas .
Delmiro Gouveia , Xilogravura de Luiz Natividade  uma xilogravura  de Delmiro Gouveia em pé devo fazer outros estudo sobre Delmiro Gouveia para marcar o centenário de assassinato em 1917.

Luiz natividade na minha melhor fase da xilogravura em 2017.


Luiz Natividade na minha melhor fase da arte da Xilogravura em 2017 . 

Luiz Natividade
Pos-Graduado em arte educação pela UFBA  ,é natura de Junqueiro  Alagoas, nasceu em  07 de maio 1961, filho de Benicio Natividade Costa e Maria Edite Costa. Veio para a Bahia para estudar e por aqui ficou. Foi batizado e registrado como JOSE LUIZ COSTA, depois entrou na justiça para ratificação de documentos, solicitando o sobrenome da família, NATIVIDADE, que seu pai, por falta de instrução, não o colocou na sua certidão de nascimento. Teve uma infância feliz no Sítio Vazia de Cima, onde morou até os 6 anos de idade, vendo as festas populares, como Guerreiro, Diana, Chegança e Reisado. Depois seu pai transferiu a família para a cidade de Junqueiro, Alagoas em 1966. Aprendeu com o tio, a fazer suas primeiras cordas de palha de coqueiro e colher da pau. Passava suas tardes na carpintaria do mestre Manoel Marques, homem de inteligência brilhante, Mestre de obras, Carpinteiro, incentivador da cultura popular na Cidade. Cresceu vendo sua Mãe riscando, desenhando, costurando e bordando roupinhas de bebê. Isso contribuiu para sua formação de desenhista. Iniciou seus estudos na Cidade de Junqueiro.   ABC na escola RURAL; depois no   Padre Aurélio Góis;    e a seguir no  Ginásio Nossa Senhora  Divina Pastora. Em 1980 muda-se para Salvador, onde completou seus estudos. Formado em Artes Plásticas, pela UFBA    (Universidade Federal da Bahia), Escola de Belas Artes, em 1993. Realizou mais de 70 exposições nos seus 35 anos de arte. Completou no ano 2017 uma quantidade de matrizes num total de 1080, tem 30 das suas xilogravuras nos selos do Correios ,  Sua primeira foi na cidade de Castro Alves, BA, em 1985  a convite do artista plástico Balbino Azevedo; a segunda, na sua cidade Natal, Junqueiro, AL, em 1985. Idealizador do projeto Natividade de Xilogravura, levando essa arte milenar aos quatro canto do Brasil,REALIZOU seu sonho de expor suas xilogravura no bicentenário de Alagoas em Maceió , fazendo cursos, oficinas e palestras de xilogravuras. Tornou-se empreendedor individual em 2010 com xilogravura e cordel, trazendo a Mini Literatura de Cordel e o manual de xilogravura. Poeta, desenhista,   pintor, xilogravador e escritor, já escreveu 23 Títulos de  cordéis, Marieta que eu vi viverO homem da mesaManual de Xilogravura - uma idéia feita a mãoO orgulhoso que tropeçou na sorteO Mendigo que virou SenadorJunqueiro minha vida, o centenário da divina pastora , as atividade da natureza e suas poetietizadas belas, Cordel da xilogravura ,Prafrentemente capital do cacau são Jorge dos Ilhués, Salvador capital do amor a terra alegria e do acarajé e vários outros. Mantém o blog www.natividadexilo.blogspot.com, onde divulga seus trabalhos. 






Luiz Natividade , quando tudo começou, minha primeira exposição  na cidade de Castro Alves , na escola  Polivalente .1985. 



Luiz Natividade na minha melhor fase da arte da Xilogravura 


Luiz Natividade
Pos-Graduado em arte educação pela UFBA  ,é natura de Junqueiro  Alagoas, nasceu em  07 de maio 1961, filho de Benicio Natividade Costa e Maria Edite Costa. Veio para a Bahia para estudar e por aqui ficou. Foi batizado e registrado como JOSE LUIZ COSTA, depois entrou na justiça para ratificação de documentos, solicitando o sobrenome da família, NATIVIDADE, que seu pai, por falta de instrução, não o colocou na sua certidão de nascimento. Teve uma infância feliz no Sítio Vazia de Cima, onde morou até os 6 anos de idade, vendo as festas populares, como Guerreiro, Diana, Chegança e Reisado. Depois seu pai transferiu a família para a cidade de Junqueiro, Alagoas em 1966. Aprendeu com o tio, a fazer suas primeiras cordas de palha de coqueiro e colher da pau. Passava suas tardes na carpintaria do mestre Manoel Marques, homem de inteligência brilhante, Mestre de obras, Carpinteiro, incentivador da cultura popular na Cidade. Cresceu vendo sua Mãe riscando, desenhando, costurando e bordando roupinhas de bebê. Isso contribuiu para sua formação de desenhista. Iniciou seus estudos na Cidade de Junqueiro.   ABC na escola RURAL; depois no   Padre Aurélio Góis;    e a seguir no  Ginásio Nossa Senhora  Divina Pastora. Em 1980 muda-se para Salvador, onde completou seus estudos. Formado em Artes Plásticas, pela UFBA    (Universidade Federal da Bahia), Escola de Belas Artes, em 1993. Realizou mais de 70 exposições nos seus 35 anos de arte. Completou no ano 2017 uma quantidade de matrizes num total de 1080, tem 30 das suas xilogravuras nos selos do Correios ,  Sua primeira foi na cidade de Castro Alves, BA, em 1985  a convite do artista plástico Balbino Azevedo; a segunda, na sua cidade Natal, Junqueiro, AL, em 1985. Idealizador do projeto Natividade de Xilogravura, levando essa arte milenar aos quatro canto do Brasil,REALIZOU seu sonho de expor suas xilogravura no bicentenário de Alagoas em Maceió , fazendo cursos, oficinas e palestras de xilogravuras. Tornou-se empreendedor individual em 2010 com xilogravura e cordel, trazendo a Mini Literatura de Cordel e o manual de xilogravura. Poeta, desenhista,   pintor, xilogravador e escritor, já escreveu 23 Títulos de  cordéis, Marieta que eu vi viverO homem da mesaManual de Xilogravura - uma idéia feita a mãoO orgulhoso que tropeçou na sorteO Mendigo que virou SenadorJunqueiro minha vida, o centenário da divina pastora , as atividade da natureza e suas poetietizadas belas, Cordel da xilogravura ,Prafrentemente capital do cacau são Jorge dos Ilhués, Salvador capital do amor a terra alegria e do acarajé e vários outros. Mantém o blog www.natividadexilo.blogspot.com, onde divulga seus trabalhos. 







Luiz Natividade ,expondo  xilogravuras em Maceió al sua terra natal
estou realizando sonho de menino mostrar a minha terra a nata da minha xilogravura ,esperei 30 anos da minha vida por este momento , digo que valeu ,vou mostrar ao povo de alagoas a beleza e grandeza da xilogravura de Luiz Natividade , arte educador desenhista pintor ,poeta cordelista que dedicou 37 anos a arte , com mais de 70 exposições  ,desta vez vai para Maceió com uma oficina curso para jovens de todas as idades , quero transmitir os conhecimento da xilogravura ao povo da minha terra ,despertando talentos o projeto Natividade de Xilogravura ja levou a mais de mil jovens a oportunidade  de fazer uma xilogravura essa arte milenar inventada pelos chineses e que veio para o Brasil trazida pelos Jesuítas e no Nordeste do Brasil ganhou destaque nas capas de cordéis de  J.Borges e tantos outros Xilografos . Minelvino , Dila , Mestre Nosa , Abraão Batista , Frankim Maxado , Gabriel Arcanjo , Marcelo Soares ,  Enéas Tavares , João Gomes, etc.
despertar talentos sempre foi a minha meta , levar a xilogravura nas escola do meu Brasil ja faço isso a 17 anos , sempre com muito amor a arte da xilogravura , no final da oficina faça uma mostra de tudo que foi produzindo pelos estudantes .


N.S.DIVINA PASTORA ,Xilogravura de Luiz Natividade 2017

N.S. DIVINA PASTORA , Xilogravura de Luiz Natividade


N.S.DIVINA PASTORA ,Xilogravura de Luiz Natividade 2017
Nossa Senhora Divina Pastora, padroeira da Cidade de Junqueiro al.
Também tem a igreja Matriz com o mesmo nome, Junqueiro a minha terra Natal onde inicie meus estudos e vim a Bahia para estudar e por aqui fiquei,radicado na Bahia desde 1980 ,já realizei mais de 70 exposições nos meus 30 anos de arte.agora expondo em Alagoas pela primeira vez em Maceió é um marco na minha vida de arte.
Minha homenagem a cidade de Junqueiro nos 200 anos de Alagoas.
fiz muitas xilogravuras com a mesma temática da N.S.DIVINA PASTORA , No total de 8 matrizes para conseguir a que mais aproximou do rosto da imagem que existe na igreja matriz , n. s .divina pastor em Junqueiro al.  
este ano quando comemoro 70 exposições ,estou levando pra Maceió a nata da minha arte da xilogravura , dediquei mais de 30 anos a xilogravura ,ela mim deu capas de livros , cordéis cd, dvd , e publicações em varias revista de arte e poesias , está expondo em Macei~pela primeira vez é muito gratificante ,esperei esse momento 30 anos de minha vida, vou mostrar a nata da minha arte aos meus conterrâneos , levando uma oficina de xilogravuras para os jovens da minha terra.
contato para vendas das xilogravuras . natixilo@gmail.com .